Ar-condicionado embutido: veja dicas e vantagens

Para quem busca climatizar um ambiente sem que ele sofra com grandes intervenções estéticas, o ar-condicionado embutido é uma boa opção. Localizado no teto, o modelo é discreto e muito eficiente no resfriamento do local em que é instalado.

Acompanhe no artigo abaixo as características e dicas para ter um ar-condicionado embutido como solução em climatização da sua casa ou empresa. Dessa forma, você faz a escolha certa na sua compra na Leveros. Veja!

Como funciona um ar-condicionado embutido

Um ar-condicionado embutido é um aparelho que é instalado no teto ou na parede, de forma que fique escondido nesses lugares, ou seja, sem que sua estrutura esteja aparente. 

O modelo mais comum é o cassete, um ar-condicionado embutido no teto, com quatro saídas de ar, uma de cada lado. Para a sua instalação, é necessário que haja altura suficiente acima do teto para alojar a sua evaporadora.

Além do cassete, o modelo duto também é uma possibilidade quando o assunto é ar-condicionado embutido na parede ou teto. Ele possibilita a distribuição da refrigeração por todo o ambiente, em um sistema complexo de congelamento.

E se engana quem pensa que ambos os sistemas são apenas industriais. Eles podem ser desenvolvidos também em residências, mas necessitam de planejamento para que a instalação não seja irregular ou comprometa a estrutura ou design dos ambientes.

Como funciona o ar-condicionado cassete

O modelo não causa interferências no ambiente em que é instalado, podendo inclusive compor a decoração. Ele possui uma bomba de dreno em seu interior, sendo responsável pelo processo de drenagem de água, evitando que ela pingue no ambiente.

Como o modelo tem quatro saídas de ar, é um tipo de ar-condicionado de teto embutido que distribui de maneira mais uniforme o ar resfriado por ele. Além disso, é possível encontrar modelos potentes, indicados para diversos tipos de espaços.

Como funciona o ar-condicionado duto

O modelo de duto é mais comum nos Estados Unidos e na Europa, em que a instalação é usada no resfriamento do ambiente em dias quentes, e também no aquecimento em dias frios. Esses equipamentos são os chamados quente/frio.

São modelos modernos, como, por exemplo, um ar-condicionado embutido no gesso, em sancas ou armários do local. Além disso, é possível ajustar diferentes temperaturas para cada ambiente, um avanço que as novas tecnologias oferecem em conforto para quem frequenta os espaços.  

Vantagens do ar-condicionado embutido

Já listamos algumas vantagens em ter um ar-condicionado embutido na sua casa ou empresa. Veja mais abaixo:

Design e decoração

Se você não gosta de objetos e equipamentos expostos no ambiente, ter um ar-condicionado embutido é a melhor opção. Os modelos não aparecem de maneira agressiva no ambiente, compondo a decoração e funcionando muito bem quando o assunto é climatização.

Além dos modelos citados, há a possibilidade de se fazer um painel com ar-condicionado embutido, criando um espaço exclusivo para o equipamento, que o valoriza de acordo com o design desejado para o local.

Potência

Ambos os modelos citados são conhecidos também por sua potência, com capacidades altas de climatizar um ambiente, tornando-se muito eficientes em residências, comércios e indústrias.

Os ares-condicionados cassete, por exemplo, contam com modelos que vão de 18000 até 60000 BTUs. Para saber qual é o modelo ideal para cada espaço, consulte nossa calculadora de BTUs.

Instalação, limpeza e manutenção

A recomendação na instalação de um modelo cassete é que o teto tenha altura entre 2,40 m e 4 m, para que o vento não seja jogado diretamente nas pessoas, por exemplo.

Por contar com a bomba de dreno, a instalação desse tipo de ar-condicionado costuma ser um pouco mais cara, variando em torno de 40% a 70% mais do que modelos convencionais (janela e split).

O recomendado é fazer uma limpeza todos os meses, além de uma manutenção semestral, o que garante o pleno funcionamento do equipamento por longos anos. Na Leveros você pode contratar qualquer um dos três serviços. Consulte-nos.

Modelos inverter e quente/frio

Assim como os outros tipos de ares-condicionados, é possível encontrar modelos inverter, que são mais modernos e economizam energia, e quente/frio, com a capacidade de esquentar ou esfriar um ambiente de acordo com a necessidade do momento.

Ter um sistema de climatização

Em ambos os modelos é possível formar um sistema de climatização amplo, com vários equipamentos ou entradas espalhadas pelo local, sem comprometer a estrutura ou a estética do ambiente.

Compre o seu ar-condicionado embutido na Leveros

Agora que você sabe o que é um ar-condicionado embutido, adquira o seu agora mesmo. Com mais de 40 anos de experiência no segmento de climatização, a Leveros é a especialista que você precisa para resolver seus problemas com tranquilidade, segurança e conforto.