Dicas de como limpar o ar-condicionado

Prático e funcional, o ar-condicionado tem estado cada vez mais presente em diversas residências e áreas comerciais. Isso porque, além de refrescar o ambiente, ele conta com uma ótima durabilidade. No entanto, para manter esse benefício, é preciso aprender as formas corretas de como limpar ar-condicionado.

Mas por que a limpeza regular do equipamento é tão importante? Como falamos acima, uma das maiores vantagens que a higienização de ar-condicionado pode oferecer é o aumento da vida útil. Afinal, a rotina de limpeza ajuda a evitar o acúmulo de poeira e micro-organismos que provocam a corrosão do aparelho.

Quando o equipamento está sujo, ele tende a “trabalhar mais”, pois acaba sobrecarregando o compressor na busca por resfriar o ambiente. Por essa razão, tende a consumir uma quantidade maior de energia elétrica, o que impacta na conta de luz.

Também é válido lembrar que bactérias, fungos e outros poluentes acumulam na poeira do ar, que volta para o equipamento. Isto é, sem a limpeza, além das questões acima, seu corpo sofre com os impactos do aparelho. Pensando nisso, confira abaixo dicas de como limpar ar-condicionado.

Limpe a parte externa semanalmente

Para retirar o acúmulo de pó da área externa do aparelho será necessário apenas o uso de água e um detergente neutro. Depois disso, misture-os em um recipiente, umedeça o pano na solução e passe-o delicadamente por toda a superfície do equipamento. Por fim, enxague o aparelho com um pano seco.

Vale lembrar que os produtos multiuso geralmente não são indicados para fazer a limpeza de ar-condicionado, pois eles podem amarelar ou manchar o aparelho. Além disso, o indicado é que essa higienização na área externa do equipamento seja feita uma vez por semana.

Quanto ao painel central do aparelho, o ideal é que a limpeza seja feita nessa mesma periodicidade, mas apenas com um pano seco. Caso, ele esteja muito sujo, você pode utilizar um pouco de água morna.

Mas como limpar o filtro do ar-condicionado? Nesse caso, basta retirar o item do seu aparelho e lavá-lo com água morna no sentido contrário da saída do ar. Feito isso, deixe secar naturalmente e não utilize ferramentas para escovar. Assim, você evita possíveis danificações na peça. 

Conte com a ajuda de um especialista

O frequente uso do equipamento também pode causar um acúmulo de sujeira dentro dos compartimentos internos. Por isso, apostar na manutenção preventiva é a alternativa ideal para manter a qualidade e garantir a conservação do aparelho. Mas como limpar o ar-condicionado split ou janela corretamente?

O indicado é que esse processo seja realizado pelo menos uma vez ao ano por uma empresa especializada. Isso porque irão verificar o estado dos trocadores de calor e da tubulação e farão a manutenção necessária. Com esses cuidados, o aparelho durará muito mais, além de alcançar novamente uma eficiência máxima.

Atente-se ao seu tipo de equipamento

Outra questão para se atentar é qual o tipo de modelo que você possui. Afinal, assim como as funcionalidades, a limpeza do ar-condicionado split convencional e inverter precisam de um cuidado específico para atender suas particularidades.

Isso acontece porque, ares-condicionados mais recentes e tecnológicos contam com um carvão ativado, enquanto os modelos convencionais possuem apenas um único filtro.  

Siga um cronograma de limpeza

Assim como a higiene externa do aparelho e das tubulações é essencial para o bom funcionamento, a limpeza na parte interna também é fundamental. Pensando nisso, uma boa forma de manter a manutenção do equipamento em dia é apostar em um cronograma de higienização.

Com ele, você consegue organizar a periodicidade na limpeza interna, externa, nos trocadores de calor e tubulação do aparelho. Além disso, apesar de em alguns desses cuidados ser necessário o trabalho de profissionais, você pode fazer as tarefas simples. Basta seguir nossos passos sobre como limpar ar-condicionado.

Conte com os serviços da Leveros!

Precisa de uma empresa especialista para fazer a limpeza e a manutenção do seu ar-condicionado? Aposte na Leveros! Há quase 40 anos no ramo de climatização de ambientes, oferecemos os serviços de limpeza de qualidade para manter a alta performance dos ares-condicionados. Confira o site e acione já nosso serviço!